
Milho de Pipoca (Rubem Braga)
"A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação por que devem passar os homens.O milho de pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro. O milho somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer.Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. São pessoas de uma mesmice, uma dureza assombrosas. Só elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos – Dor. Pode ser o fogo de fora: perder um amor, um filho, um amigo ou o emprego. Pode ser o fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão, doenças e sofrimentos cujas causas ignoramos. Há sempre o recurso do remédio, uma maneira de apagar o fogo. Sem fogo, o sofrimento diminui. E com isso, a possibilidade da grande transformação. Imagino que a pipoca dentro da panela, ficando cada vez mais quente, pensa que a sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não consegue imaginar destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece completamente diferente, como nunca havia sonhado. Piruá é o milho que se recusa a estourar. São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A sua presunção e o medo são a dura casca que não estoura. O destino delas é triste. Ficarão duras a vida inteira. Não vão dar alegria para ninguém. Terminando o estouro alegre da pipoca, no fundo da panela ficam os piruás que não servem para nada. Seu destino é o lixo."
E aí, o que você pensa sobre o texto?
Por que você acredita que deve estourar como uma bela pipoca?
Regina
Adorei o texto, cai como uma luva no momento que estou vivendo agora, a panela da minha vida se aqueceu e não quero virá piruá, quero me transformar,em uma pessoa melhor.
ResponderExcluirbjs
Graça
O texto é realmente muito produtivo!!! Faz agente parar e pensar sobre as nossas proprias vidas. Quem hoje em dia, quem quer ser um piruá?? Eu que não quero, e estou correndo atraz para que isso não aconteça!!!
ResponderExcluirAriane
Realmente o texto é muito bom, nos faz refletir e pensar nas nossas atitudes!
ResponderExcluirEu tambem ñao queri ser um piruá,é claro q ninguem quer, mas isso depende das atitudes q tomamos na vida!
Acredito que eu vou ser uma bela pipoca, pois tenho garra e muita força para correr atrás dos meu objetivos, nada vem de graça tudo tem um preço pode ser até mesmo a novela que deixamos de assistir para estudar e lá na frente vamos ter a recompensa dos nossos esforços, ou seja "Vamos Estourar"
ResponderExcluirOi, Regina.
ResponderExcluirAdorei o texto e, com certeza, vamos ESTOURAR!
Beijos.
Olá Regina,
ResponderExcluirAchei muito interessante coisa de piruá.A transformação já vem ao nascer do ser, pois querendo ou não o homem nasce, cresce e morre.
Nesse meio tempo aprende a andar, falar, sorrir,ler, se comunica como ninguém e penso que isso é uma evolução divina,claro que seria muito melhor se todos soubessemos usar a pironomia na vida cotidiana, aprenderíamos muito.
POR QUE VOCÊ ACREDITA QUE HÁ PESSOAS PIRUÁS (LIXO - é isso o que entendi, certo?) Maria
Saudações;
ResponderExcluirMuito interessante esse texto.
É e verdade mesmo sem o fogo que são as dificuldades ou os problemas da vida as pessoas não crescem.
Há uma frase que um dia ouvi que nunca me esqueci que é "nos tempos de crise é que há crescimento".
E de fato é verdade pois se não há o fogo as pessoas se acomodam e não buscam inovar.
olá,querida Regina. na vida passamos por situaços muito dificeis que pensamos que é o fim que não conseguiremos resistir que vamos ser levados pelas ondas ,que seremos sugados pelos problemas,mas paramos e refletimos e chegamos a conclusão que se nesses momentos tivermos a calma a paciência para respirar veremos logo uma solução,sao tantos momentos de lutas não só externas mas tambem e principalmente as internas,mas existe um ser suplemo que nos assiste nas nossas fraquezas e que esta sempre disposto a nos ajudar basta darmos a oprtunidade para que ele nos ajude e faça de nós pessoas melhores e assim venhamos estourar para o mundo,fazendo a diferença sempre .
ResponderExcluir